Renato Larini e o Espaço Zebra

Renato Larini é um artista multimídia que cria novos objetos a partir de materiais descartados como: sobras de madeira, móveis antigos, pés de madeira ou ferro de sofás inutilizados, caixas de bacalhau, arquivos de ferro, e muito mais. Ele também comanda o Espaço Zebra (inaugurado em setembro de 2012), que é sua casa e ateliê, e durante a semana está sempre aberto para visitas e clientes.

Uma série de móveis criada por Larini chama a atenção, são os móveis feitos com caixas de bacalhau. As caixas de bacalhau de madeira pinho de riga são normalmente vindas da Noruega e suportam até 50 quilos do peixe. Os empórios da região cerealista as descartam após retirarem o produto, e Larini, circulando pelas ruas do centro de São Paulo, logo percebeu o potencial desse material.

As caixas são então levadas ao ateliê do artista, onde recebem um tratamento especial (são queimadas para retirar o cheiro forte e recebem um banho de cera com óleos especiais criado por Larini e também um polimento) para então serem utilizadas como suportes para mesas, estantes, bancos e outros móveis e objetos.

“Muita gente fala em sustentabilidade e essa onda reciclável, não adianta sair por ai tentando reciclar paletes e outros materiais e fazer utilitários sem um bom design, pois a chance deles voltarem ao lixo é grande. Eu dou a meu objetos e móveis um tratamento especial para nunca mais voltarem para o lixo”, diz Larini.

A primeira série com caixas de bacalhau, de apenas 10 peças, foram feitas em dezembro de 2010 e parcialmente comercializadas no ateliê do artista, que já desenvolveu 18 novos modelos, entre bancos, estantes, mesas e armários.
Confira mais sobre o trabalho de Larini no link abaixo!

Imagens: Espaço Zebra.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *