Sapateira de caixotes

Essa moda de usar caixotes para substituir móveis dentro de casa pegou mesmo, né?

Eu ganhei alguns caixotes que sobraram da decoração da cozinha de uma amiga e fiquei um bom tempo pensando no que fazer com eles. Existe muita coisa legal pra se fazer e inspiração é o que não falta, mas eu queria fazer algo que fosse realmente funcional.

Me inspirei naquela sapateira que a gente postou em Móveis com caixote de madeira pra fazer o meu projeto, porém com algumas alterações:

Primeiro: eu calço 36 e meus sapatos não medem mais do que 28cm, por isso não vi necessidade de virar o caixote com a abertura para frente, porque dessa forma o espaço interno fica mais profundo.

Segundo: não precisei de mais madeira pra fazer a prateleira interna, porque usei as próprias ripas laterais pra fazê-la.

A ideia era fazer uma sapateira modular empilhável que ficou assim:

sapaxote3

Como eu fiz?

Comecei tirando as ripas laterais do caixote, dando leves marteladas pelo lado de dentro até se soltarem.

Cortei as ripas soltas 5mm menor do que a medida da parte interna do caixote, para que entrassem com facilidade.
sapaxote2

Depois de lixar tudo, achei melhor dar uma demão de látex branco pra que a madeira não absorvesse a tinta spray que ia usar. Com tudo já seco eu apliquei o spray na cor vermelho em uma e amarelo na outra.
sapaxotepintura

Para fixar as ripas que iriam ficar dentro do caixote, eu usei um suporte de prateleira bem pequeno, que comprei em uma loja de ferragens. Esse suporte é bastante usado em lojas de móveis modulados e marcenarias para fixar prateleiras internas dentro de armários, por isso não é difícil de encontrar.
sapaxotemontagem

Para instalar os rodízios no caixote eu tive que colocar um “calço” pra que o parafuso não atravessasse o outro lado da madeira do caixote (porque a ripa é bem fininha!). E para fixar um caixote sobre o outro eu usei o mesmo suporte de prateleira.
sapaxotemontagem1

Pronto! Agora só faltava encher de sapatos.

sapaxote4

Eu usei apenas dois caixotes porque era o que eu tinha no momento, mas o legal de fazer dessa forma é que eu posso empilhar mais caixotes à medida que for precisando de mais espaço pra guardar sapatos!

Imagens: Joia de Casa © 2015.

Comments

comments

5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *