Sapateira simples de caixote

Sempre que postamos um projeto autoral existe uma história por trás: alguém que nos doou uma peça, um móvel encontrado na caçamba ou uma boa inspiração. Hoje não será diferente, essa sapateira começou com um pedido da minha irmã, ela precisava de um espaço para os tênis e algum outro calçado e pediu minha ajuda. Como eu tinha um caixote “sobrando”, esperando por uma nova ideia para ser usado, cismei que deveria usá-lo nessa sapateira. Inclusive, já mostramos aqui uma sapateira com dois caixotes, mas eu só tinha um. E foi na busca por ideias e referências que encontrei um móvel versátil, onde sua função pode ser definida de acordo com a necessidade de quem o utiliza, chamado de ‘Nó’.

O móvel ‘Nó’ é de dois designers brasileiros, Lucas Couto e Pedro Augusto Rocha, e consiste numa caixa feita de Pinus com furos laterais e corda de poliéster que você pode dispor como quiser, confira mais detalhes aqui.

nó

Ao contrário do que o nome do móvel sugere, achei a ideia do ‘Nó’ (imagem acima) tão descomplicada e ao mesmo tempo genial que me inspirou. Resolvi fazer minha versão simplificada e com um toque de reuso, usando um caixote, corda e rodízios. E como já escrevi anteriormente, com função definida: sapateira.

Como sempre, primeiro dei uma boa lixada no caixote. Esse dei sorte de resgatar em ótimo estado e ele não estava tão irregular, o que pode acontecer. Considerando que a peça seria usada na vertical, marquei as laterais do caixote e fiz furos em ambos os lados usando uma broca com diâmetro um pouco maior que o da corda (3 furos de 12 em 12 cm a partir da base e centralizados nas ripas laterais, conforme imagem abaixo).

passo a passo 1

Usei quatro metros de corda, mas com sobra, e fui passando pelos furos. Você pode brincar com a corda na hora de passa-la pelos furos e formar ‘desenhos’ diferentes nas laterais externas. Fui puxando a corda para que ela ficasse firme e dei dois nós apertados no início e no final.

Como vocês podem conferir na imagem, para finalizar fixei quatro rodízios de silicone.

passo a passo 2

Depois de passar a corda por todos os furos e fixar os rodízios, eis que surge uma sapateira simples e barata com caixote. Eu mantive a sobra de corda na lateral esquerda da peça, isso é bacana se você quiser mudar a posição da corda futuramente e precisar de um comprimento maior.

final 1

final_2

final_3

Imagens: Joia de Casa © 2016

Comments

comments

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *