Sarah Turner e as garrafas de plástico

Supraciclagem com garrafas de plástico não é fácil do ponto de vista estético, mas como já falamos por aqui, acreditamos que o sustentável pode e deve ser bonito, e não é só a gente que pensa desta forma. Vamos compartilhar com vocês o trabalho da designer inglesa Sarah Turner. Ela se formou em 2008 e, como sempre se interessou pela concepção e fabricação de produtos a partir de resíduos, rapidamente se tornou obcecada pela coleta e reutilização de garrafas de plástico. Sarah tem como desafio criar produtos bonitos a partir de resíduos, ela analisa as propriedades naturais e as características do material para usá-lo de uma maneira nova e diferente. Assim, ela desenvolve luminárias e obras de arte a partir de garrafas que iriam para o lixo.

sarah_10

Segundo Sarah, todas as garrafas são recolhidas em cafés e casas de famílias locais. As garrafas, então, são limpas e depois recebem um jato de areia para dar opacidade ao plástico transparente. Depois são tingidas com cores vibrantes e, em seguida, com cortes precisos elas são completamente transformadas em impressionantes produtos. É quase impossível dizer do que eles se originaram.

sarah_processo 1

sarah_2

sarah_4

sarah_9

sarah_7

sarah_3

sarah_6

sarah_8

Sarah é uma artista premiada, seus produtos e obras de arte já foram exibidos em mostras de prestígio em Londres, Milão, Paris, Los Angeles e em Nottingham, cidade onde ela mora.

Conheça algumas das obras da artista aqui, uma delas a instalação de um tanque de guerra em tamanho natural num parque de Nottingham feito somente com lixo plástico. O tanque foi encomendado em comemoração ao aniversário de 100 anos da Primeira Guerra Mundial. Milhares de pedaços de lixo plástico foram coletados para o projeto, por pessoas locais e escolas. Sarah comandou oficinas para grupos de crianças em dez escolas da cidade e cada criança fez artesanalmente uma parte do tanque com o lixo recolhido. Depois, Sarah reuniu todas as criações das crianças para produzir o tanque que iluminava o parque durante a noite.

sarah_tanque 1

sarah_tanque 2

sarah_tanque 3

sarah_tanque 4

Neste post tem apenas um pedacinho do trabalho encantador dessa designer inglesa. Nos links abaixo você pode ter acesso a muito mais. Viramos fãs da Sarah!

Informações e imagens: site e facebook da Sarah Turner.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *