Severija e sua arte com ponto cruz

Severija Inčirauskaitė-Kriaunevičienė nasceu na Lituânia e é uma das artistas mais originais da sua geração no seu país, e também conhecida no cenário internacional. Severija faz um impressionante trabalho com bordado, ela transfere gabaritos de ponto cruz para objetos de metal, criando peças únicas e desejáveis. Kitsch, metal e bordados caracterizam o trabalho da artista.

O interessante é que a maioria das peças transformadas são objetos pouco atraentes, que seriam facilmente descartados. O bordado traz embelezamento e sentimentalismo instantaneamente para cada objeto, que vão desde pratos, tigelas, tampas, colheres, conchas e até carros.

Resgatando itens descartados e adornando-os com bordado, a artista chama a atenção para o hábito lituano de guardar ou “cultuar” coisas antigas, que muitas vezes se manifesta em itens pessoais ou em detalhes na decoração.

Segundo Severija, os objetos bordados criam uma relação entre arte e vida doméstica, mostrando que a arte tem lugar no cotidiano das pessoas. E que estética e funcionalidade também podem se equilibrar num objeto transformado. Um dos exemplos desse equilíbrio é a coleção de luminárias de girassol (imagem abaixo). No entanto, os girassóis são bordados numa superfície enferrujada e danificada, criando uma mistura de decoração, destruição e reuso, por isso Severija considera que suas peças são devem consideradas arte e design.


Os furos nas peças são feitos de acordo com o molde do bordado, tornando cada peça única. Nas duas imagens a seguir é possível conferir o nível de qualidade do bordado e do acabamento das peças.



Imagens: severija .

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *