Suporte de vinho e taças com carretel

Um dia desses estava em uma loja de material elétrico na Rua Santa Efigênia, aqui em São Paulo, quando notei no canto um pequeno carretel vazio, ali no chão. Perguntei pro vendedor: “É lixo? Posso pegar?”, ele confirmou que sim e saí toda feliz de lá. Eu bem sei que dá pra fazer muita coisa legal com um carretel e a gente já mostrou uma porção de ideias aqui no blog (lembram das mesinhas de centro?), mas eu já estava com um projeto na cabeça que tinha visto no Pinterest. Era um suporte para colocar uma garrafa de vinho e algumas taças, que só poderia ser feito com um carretel pequeninho como esse.

suporte taças_antes

E como de costume por aqui, peça resgatada é peça transformada! Chegada a hora de dar uma nova utilidade para aquilo que iria parar no aterro sanitário, como é o destino de vários carreteis como este.

Como foi feito

suporte taças_passos

1- Como o carretel tinha como peça central um tubo de papelão, resolvi serrar fora e usar só os tampos redondos. Serrei o tubo com uma serrinha de mão e puxei com alicate até desmontar tudo.

2- Em uma das peças redondas (a que ficaria pra cima), fiz um furo central maior pra caber uma garrafa. Eu usei uma serra copo de 10 cm.

3- Marquei com uma caneta os furos que seriam encaixadas as taças, em quatro pontos equidistantes. O rasgo de 10mm, fiz uma serra tico-tico e o de 15mm furei com uma broca.

4- Resolvi aplicar um fundo branco antes da tinta final pra que a cor ressaltasse mais (e o MDF absorvesse menos tinta).

5- Para a cor final usei tinta esmalte sintético a base de água. Mas eu pintei só a parte que ficaria pra dentro, porque a parte de fora só fiz depois de parafusar as peças centrais (passo 8).

6- Cortei 4 ripas de madeira com 25cm de comprimento para servir de peça central. Lixei bem e apliquei verniz incolor para acabamento.

7- Posicionei as ripas no centro do tampo do carretel e parafusei.

8- Depois de parafusar o tampo de cima nas ripas centrais, fechei os buracos do parafuso com massa e fiz a pintura da mesma forma do passo 4 e 5.

O legal desse suporte é versatilidade de uso, porque você pode carregar como uma bandeja até a mesa, ou simplesmente apoia-lo no chão e usa-lo como mesa de apoio.

suporte taças1

suporte taças2

suporte taças3

suporte taças4

suporte taças5

Estão servidos?

Imagens: Joia de Casa © 2016.

Comments

comments

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *