Supraciclagem brasileira: poltrona Mona

Ana Carolina Lima Santos é uma designer de produto brasileira, de Curitiba, que procura soluções não convencionais para os problemas, da forma mais simples possível, segundo ela, nas suas criações. Comunicativa e de mente aberta, ela diz que se diverte na busca dessas soluções. Assim surgiu a poltrona Mona.

Resultado do trabalho de conclusão de curso da designer, a poltrona Mona representa uma visão irônica, que tenta provocar no usuário a reflexão acerca do uso desenfreado de objetos eletrônicos e o que fazer com eles após o descarte. Foi construída com 259 mouses sobre estrutura de madeira reaproveitada. Ana Carolina diz que a intenção dessa criação não é propor uma solução fechada, e sim convidar o usuário a experimentar a sensação de “sentar no problema”, vendo e sentindo o amontoado de lixo que jogamos pra baixo de nossos tapetes, mostrando que por mais que não vejamos, ele está lá e que existem possibilidades de reutilizá-lo ao invés de largar em um canto (ou aterro né?). É convite para reflexão: E você, o que faz com seu lixo eletrônico?

poltrona mona 4

poltrona mona

poltrona mona 2

A poltrona Mona ganhou menção honrosa na categoria sustentabilidade do premio Bom Design 2012. Os materiais e ferramentas utilizados nela foram: madeira reaproveitada, mouses, cola de contato, fios de cobre e grampos de metal.

Outra criação da designer, e também ganhadores de menção honrosa na categoria sustentabilidade do premio Bom Design de 2012, são os bancos Balancê. O objetivo é o reuso, sem intervenção química, de monitores de tubo CRT, obsoletos hoje em dia.

bancos balancê

Informações e imagens: Ana Carolina Lima Santos | recyclart.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *