Antes e depois: cômoda de bebê

Os móveis para bebê geralmente são brancos permitindo que os pais possam aplicar cores nas paredes e nos objetos decorativos do quartinho. Porém, dependendo da harmonização do conjunto, o quarto pode ficar frio e tedioso! Eu resolvi me aventurar na transformação da cômoda do meu sobrinho, que além de ser muito sem graça, precisava de reparos nas ferragens. A cômoda que já foi usada com trocador recebeu toques simples que fizeram muita diferença! Acompanhe os passos dessa transformação nas imagens abaixo.

Queria usar madeira para quebrar a frieza do branco e deixar o quarto mais aconchegante. Pensei em trocar os puxadores, mas como não achei nada no mercado resolvi fazer eu mesma novas peças!

1. Separei um sarrafo de pinus de 100x20mm, que sobrou desse armário que mostramos aqui.

2. Com uma serra copo de 64mm fiz furos no sarrafo para conseguir 4 círculos perfeitos de madeira.

3. Para o puxador no formato de X, desenhei um quadrado de 60x60mm na madeira, depois dividi o quadrado em 3 partes de 20mm em cada lado, para formar uma cruz.

4. Usei uma serra tico-tico para cortar o X (ou cruz). Fiz 5 peças iguais.

5. Marquei o centro nas peças no formato de X e fiz um furo de 6mm. As peças em círculo já tinham esse furo no centro devido a broca guia da serra copo.

6. Peguei um sarrafo de 20x20mm, também de pinus e cortei 20mm. Cortei 9 peças iguais, depois fiz um furo centralizado até metade, também com uma broca de 6mm.

7. Para cada puxador separei uma cavilha e um cubinho de 20x20mm. Cortei vários pedaços de aproximadamente 5cm, de uma barra de cavilha.

8. e 9. Passei cola e encaixei a cavilha no cubinho. Depois passei cola na peça de madeira e encaixei a cavilha colada no cubinho.

10. Por último cortei o excesso de cavilha com uma serrinha de mão. Para acabamento, lixei todas as peças e passei três demãos de seladora.

Achei que a portinha da cômoda também merecia um toque especial, por isso resolvi revesti-la com uma folha de pinus.

1. Desmontei a porta, retirei as dobradiças e puxador.

2. Passei uma lixa 150 para tirar o brilho da peça e para permitir a aderência da cola.

3. Apliquei cola de contato na face da porta e na folha de madeira. Esperei secar a apliquei a folha de madeira sobre a porta.

4. Depois de retirar as rebarbas da folha de madeira com um estilete e lixar, passei uma demão de seladora. Depois da secagem, lixei novamente com uma lixa 220 e apliquei com uma camada de seladora com uma estopa. Repeti o processo mais uma vez até a porta ficar lisinha e brilhante.

Guardei todos os puxadores antigos para usar em algum outro projeto. Instalei os puxadores novos nas gavetas e coloquei a portinha no lugar. O resultado foi esse:



Imagens: Joia de Casa © 2018.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *