Antes e Depois: mesa com azulejos falsos

Você já viu a mesa de aço dobrável que eu mostrei aqui? Eu tinha outra mesa igual aquela e tão detonada quanto, só que dessa vez resolvi tentar alguma coisa diferente além da pintura.



Azulejos geométricos sempre me chamaram a atenção com sua beleza. O preço é salgado sim, mas essas composições que fogem do padrão “quadradão” trazem destaque pra qualquer superfície! Eu tinha sobra de uma chapa de laminado decorativo branco e decidi usa-la para criar uma imitação de azulejo, já que azulejo de verdade não iria funcionar em uma mesa dobrável e leve.

Depois de ficar inspirada com o padrão de losangos, cortei 62 peças de aproximadamente 8cm em cada lado. Para cortar o laminado, eu uso uma ferramenta conhecida como riscador de fórmica, que é uma peça de metal com ponta de widea. Eu desenhei os losangos no laminado, posicionei uma régua de metal em cima da linha e passei o riscador várias vezes até criar um “canal”. Então, fiz pressão para baixo segurando a fórmica e o losango até ele se soltar, sobre o canal criado com o riscador.



Com meus azulejos falsos prontos, já pude começar a trabalhar na mesa. Primeiro eu lixei a peça toda com lixa 80 para ferro. Depois limpei e passei o neutralizador de ferrugem sobre as áreas mais afetadas. No dia seguinte, com o neutralizador já seco, apliquei uma demão de fundo para metal em toda a mesa.

Esperei mais um dia de secagem e pintei os pés da mesa e as bordas do tampo com tinta spray cinza. Não pintei a parte de cima da mesa, pois iria cobrir com os losangos.

Antes de começar a colar os losangos, eu primeiro marquei o centro da mesa, pra definir meu ponto de partida. Então passei cola de contato na mesa e nos losangos, esperei o tempo de secagem e fui colando sempre de três em três até preencher tudo. Para cortar as rebarbas, eu também usei o riscador.

Por último, apliquei um rejunte grafite para preencher as juntas. Esperei 15 minutos e limpei com esponja úmida.

Pronto! Mais uma mesa velha que ficou nova! Agora muito mais chique!



Imagens: Joia de Casa © 2018.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *