Armário para banheiro em pinus

Esse post não é só pra contar que eu consegui montar o armário do meu banheiro com menos de cem reais, mas o porquê. Um dos motivos é ter usado alguns materiais que já tinha em casa, como o aramado para roupas e o mdf que usei para a caixa das gavetas. O outro motivo é porque eu usei o pinus para montar toda a caixa externa do móvel.

Esse tipo de madeira é bastante usada em construções secas, pelo baixo custo e pela facilidade na hora de aplainar, furar, lixar e etc. Mas a característica mais atrativa do pinus pra mim é por ser uma madeira de reflorestamento, ou seja, possui o seu replantio garantido após a derrubada. O cultivo florestal sustentável dessas espécies torna possível o uso da madeira em grande escala, assim diminuindo a exploração de florestas nativas.

Eu estava querendo algo mais durável para o meu banheiro, pois o armário que tinha antes era de MDF e estragou devido à umidade. É muito difícil evitar respingos de água no banheiro! Escolhi o pinus por de ser madeira maciça que não iria inchar se acidentalmente recebesse algumas gotas de água. Além do baixo custo e a tonalidade clara que me agrada muito, o pinus é a madeira maciça mais fácil de ser encontrada!

Materiais que usei:

– 01 Tábua de pinus 29cm de 3 metros;
– 01 Sarrafo de pinus 2cm x 4,5cm de 3 metros;
– 01 Sarrafo de pinus 2cm x 10cm de 3 metros (mas só usei 1 metro);
– 02 corrediças telescópica 25cm;
– 04 dobradiças alta caneco 35mm;
– Tulha basculante aramada branca;
– Lixas para madeira 100, 180 e 220;
– Verniz marítimo incolor.

Como montei:

Antes de cortar as tábuas e sarrafos, eu fiz um projeto de acordo com as medidas do tampo de granito que tinha no meu banheiro. Dessa forma eu consegui calcular direitinho se o material que eu tinha seria suficiente para a montagem do armário. Então eu cheguei nessas medidas abaixo.

(medidas em milímetros)

Como já tinha dito lá em cima, as caixas das gavetas eu fiz com umas sobras de MDF que tinha aqui em casa (eu tenho esse hábito que coletar sobras de montagens de alguns projetos de marcenaria que faço). Considerando o vão dentro do armário e descontando o tamanho das corrediças, consegui calcular a medida de cada peça da gaveta para fazer o corte.

(medidas em milímetros)

Com os 3 metros de tábua de pinus eu cortei as laterais, divisória interna, frentes de gaveta e portas do armário. Os sarrafos, eu usei para “amarrar” a caixa, em cima e embaixo. Depois de tudo cortado, comecei a lixar com a lixa mais grossa (100) e depois com a mais fina (180).

Para os puxadores das portas e frentes de gaveta, fiz um furo com uma broca chata de 1” (2,54cm).

Para acabamento, usei o verniz marítimo incolor. A pliquei a primeira demão com um pincel. Na segunda e terceira usei uma estopa, mas lixei tudo com a lixa 220 antes de cada demão, para um acabamento mais liso.

Depois de tudo seco, foi só montar. E fazer a parte mais chata, que é a furação das dobradiças e ajustar as corrediças.

Reutilizei um aramado de outro armário que não estava sendo usado e instalei na porta do canto. A porta central ficou sem prateleira para livrar o sifão e o flexível da água, mas instalei um suporte para secador de cabelo para aproveitar melhor o espaço.

Amei o resultado! Espero que vocês também!

Imagens: Joia de Casa © 2018.

Comments

comments

6 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *