Como fazer pintura ombré colorida na parede

Você já ouviu falar em pintura ombré? Quem acompanha o Joia de Casa sabe o que é, pois já ensinamos a aplicar a técnica num móvel e falamos da diferença para degradê neste post AQUI. Porém, uma outra característica que diferencia degradê e ombré, é a forma como a transição entre as cores acontece. Na primeira forma, ela é mais abrupta e seca, na segunda já é mais leve e suave.

A pintura ombré em paredes pode ser feita na vertical, mas é normalmente usada na horizontal, como na ideia compartilhada abaixo. Neste projeto, a pintura ombré é intensa e colorida, mas vale lembrar que, se você quer algo mais discreto, é só mudar as cores (e até a quantidade delas, podendo ser feito com no mínimo duas cores).

Vamos lá! Foram usadas 06 cores distintas para fazer esta pintura ombré, e seguindo o passo a passo, além das tintas você vai precisar de:
– Trena
– Fita para demarcação da pintura
– Rolo para pintar
– Bandeja para tinta
– 03 pincéis grandes para pintura

Chame um amigo para te ajudar, pois o resultado deste projeto é mais satisfatório quando feito por duas pessoas!

Com os materiais em mãos, bóra colocar a mão na massa!
Primeiro, meça a parede e divida a altura pelo número de cores que você irá usar. A divisão não precisa ser simétrica, isso fica a seu critério.

Depois de marcar com lápis as alturas na parede, aplique a fita para demarcar a área de cada cor. Fica a dica: segundo a autora do projeto, depois de fazer este trabalho, ela percebeu que a fita pode ser usada somente em alguns pontos para criar a linha divisória, e não em todo comprimento da parede, pois cria uma faixa branca mais difícil para trabalhar depois.

Agora é só pintar cada área com sua respectiva cor. Lembrando que a fita é para auxiliar na divisão das cores, não ultrapasse o limite dela. Por último, retire as fitas.

Hora de misturar as cores e, nesta etapa, chame seu amigo pra ajudar!
Com um pincel, pegue um pouco da cor mais próxima cobrindo metade da faixa branca deixada pela fita entre duas cores. De imediato, use outro pincel para cobrir a outra metade com a outra cor mais próxima, fazendo com que as cores se encontrem (ver imagem abaixo). Imediatamente, use um terceiro pincel para misturar as duas cores úmidas, fazendo traços longos de um lado a outro sobre elas, faça isso em todo comprimento e em todas as faixas em branco. É preciso trabalhar rapidamente para um melhor resultado. Você também pode ampliar a área de mistura das cores, fica a seu critério.

Se afaste rapidamente e olhe sempre o resultado de longe, pois se você precisar retocar algum ponto, é possível. Aplique mais tinta de cada cor e misture novamente, o bacana deste projeto é que há espaço para erros! Não esqueça que a tinta parece diferente quando está molhada e quando está seca, então, se você perceber alguma “mancha”, tome cuidado. O ideal é esperar secar antes de fazer mais mudanças na pintura.

O resultado final é esse colorido incrível!

Quem aí vai fazer a pintura ombré em casa? Conta pra gente aqui nos comentários.

Imagens: studiodiy.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *