Faça você mesmo: Banco com blocos de concreto

Bloco de concreto não é assunto inédito no blog, já mostramos aqui variadas formas de usá-los na decoração. E, importante repetir, que sugerimos que utilizem blocos que sejam sobra de alguma obra na sua casa ou de algum conhecido, assim evita-se o descarte. Deixe para comprar blocos novos em último caso, ok?

Uma das ideias mostradas anteriormente foram bancos com blocos de concreto para área externa, uma solução fácil para mobiliar seu jardim ou a varanda. E você pode personalizar escolhendo sua cor preferida para colorir os blocos e estampar as capas das almofadas.

MATERIAIS:

– 14 Blocos de concreto estrutural (esse tipo de bloco aguenta mais peso que o bloco comum) – dica do leitor Rodrigo dos Santos
– 6 Vigas de madeira maciça medindo 1,80 m aproximadamente (essa medida pode variar de acordo com o espaço que você tem para o banco)
– Cimento cola (ou massa DunDun: massa polimérica desenvolvida para assentamento de tijolos e blocos) – dica do leitor Candeeiro
– Tinta para pintar os blocos (na cor de sua preferência)
– Tinta para pintar as madeiras (na cor de sua preferência)
– Impermeabilizante para madeira
– Pincéis
– Pano molhado
– Lixa para madeira

banco de blocos_materiais

COMO FAZER:

Antes de começar, uma dica é criar o banco próximo de onde ele será colocado, pois os blocos são pesados. Vamos ao passo a passo:

1- Aplique o cimento cola no bloco, próximo as bordas e no centro. 2- Coloque outro bloco sobre aquele que você aplicou o cimento, combinando as bordas. 3- Repita os passos 1 e 2 até que você tem uma pilha de quatro blocos de concreto (como na imagem abaixo). 4- Faça duas pilhas de quatro blocos (passos 1, 2 e 3). Deixe secar por uma hora, aproximadamente, antes de prosseguir para o passo seguinte. Dica: Se o cimento escorrer além das bordas, use o pano molhado para removê-lo rapidamente.

banco de blocos_passo a passo 1_

5- Deite a pilha de quatro blocos para aplicar cimento cola na lateral. Nesta etapa, aplique também cimento em um bloco, no lado menor. 6- Posicione o bloco conforme imagem abaixo. 7- Posicione um segundo bloco na mesma posição e ao lado do bloco “colado” na imagem 6. Empurre com força um bloco contra o outro, para fixação. 8- Aplique o cimento novamente em um único bloco, no lado menor. 9- Alinhe o bloco com a extremidade da base e cole conforme imagem. Alinhe o bloco antes de posicioná-lo com a cola para baixo, para evitar que fique cola visível. Repita o mesmo processo para a segunda pilha de quatro blocos. Deixe secar o cimento. 10- Pinte todos os lados das estruturas de bloco de concreto (aqui você pode personalizar a pintura como quiser, inclusive usando mais de uma cor).

banco de blocos_passo a passo 2_

banco de blocos_passo a passo 3_

11 e 12- Lixe bem as vigas de madeira para eliminar irregularidades. 13 e 14- Aplique uma camada de tinta para madeira e impermeabilizante. Pinte todos os lados, deixando secar bem todos eles (aproximadamente uma hora) antes de virar a madeira, para não marcar. Evite que a tinta escorra e seque desta forma. Deixe secar antes de montar o banco.

banco de blocos_passo a passo 4_

MONTAGEM DO BANCO:

Mova as duas estruturas de blocos de concreto para o local definitivo do banco, deixando-as aproximadamente 1,5 m afastadas. Insira uma extremidade da viga através de um buraco de um dos blocos e, em seguida, no buraco oposto. Duas vigas formarão o encosto, e quatro vigas, o assento do banco.

banco de blocos_passo a passo 5_

banco de blocos_final 2

Use almofadas ou futons sobre a madeira para trazer conforto e embelezar ainda mais o banco!

banco de blocos_final

Imagens: eHow.

Comments

comments

27 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *