Faça Você Mesmo: Letras decorativas de papelão

Este faça você mesmo é, de certa forma, especial, pois vou dividir com vocês o passo a passo de letras decorativas feitas com papelão que eu fiz para o casamento da minha prima. O casamento foi numa casa de praia, simples (e lindo!), quase todo feito pelas mãos dos noivos e amigos, cheios de ideias faça você mesmo. A minha prima sempre me contava ideias e detalhes que imaginava para a decoração, e foi aí que decidi colaborar com as letras.

Isso tudo aconteceu num curto espaço de tempo. Na correria nossa de todos os dias, tive pouco tempo pra fazer, e decidi fazer com o que eu tinha em casa. Esse pouco tempo não me permitiu refazer algumas etapas que depois percebi que fazendo de outra forma ficaria melhor, mas aqui a gente também fala dos erros. Vou dividir com vocês esses detalhes e, se você já fez letras decorativas com papelão, podemos trocar experiências para que as próximas letrinhas fiquem ainda melhor. Vamos lá!

Materiais:

– Caixas de papelão (o tamanho e a quantidade irão variar de acordo com a palavra que você escolher e com o tamanho das letas)
– Molde das letras (ou, se tiver habilidade, desenhe direto no papelão)
– Tesoura ou estilete
– Régua
– Caneta
– Cola branca (ou cola instantânea)
– Papel crepom
– Conhas para decorar (opcional)

Como fazer:

Usei duas caixas de papelão tamanho médio (foi suficiente e ainda sobrou). Abri as caixas e risquei o contorno das letras com o auxílio de moldes impressos. Depois, usei o estilete para cortar as letras, sempre 2 vezes cada letra.

passo a passo 1

Para unir uma parte a outra, cortei tiras de 4 cm do papelão, e fui ajustando o comprimento conforme cada letra. Depois, colei as tiras contornando toda letra. Para colar, eu fiz o teste com cola banca e cola instantânea. Esta última é mais fácil, devido a rapidez na colagem, mas tem um custo mais alto. Já a cola branca demora um pouco mais pra colar, é necessário pressionar uma parte contra ou, como eu fiz, usar fita crepe pra manter o contato entre as peças até colar (com a cola seca, retire as fitas com cuidado).

passo a passo 2

Com todas as letras prontas, hora de partir para o acabamento. No meu caso, essa parte foi um dilema. Vou contar! Primeiramente, pensei em pintar as letras, seria prático e rápido, mas com as letras prontas, ficaram algumas imperfeições que a tinta não esconderia. Faltando uma semana para o casamento, eu ainda não sabia como revestir as letras e tinha pouquíssimo tempo para fazer. Pensei em revestir com tecido, mas teria que comprar. Fita de cetim também passou pela minha cabeça, mas logo desisti. O desespero bateu, minha gente, até que eu vi esse tutorial aqui e decidi pelo papel crepom. Mas ao contrário desse tutorial, não queria as “franjinhas” na frente da letra, então decidi enrolar o crepom.

Cortei o rolo de papel crepom em pedaços de 3 cm (usei três rolos para a palavra LOVE). No caso da letra ‘L’ e ‘V’, revesti as pontas da letra e depois comecei a enrolar o crepom. Foi necessário de 3 a 4 camadas, porque o crepom é fininho (eu podia ter revestido as letras com folha branca antes, eu sei, mas no desespero não pensei nisso!). O segredo é tentar deixar sempre a emenda do crepom na parte de trás da letra, aplicando um pouquinho de cola pra não soltar. Sim, deu um trabalhinho revestir todas as letras, mas o resultado até me surpreendeu. Com as letras prontas, eu apliquei conchinhas em cada uma delas (minha prima comprou esse kit de conchinhas na 25 de março).

passo a passo 3

letras_final 1

Letras prontas e acabadas e, a essa altura, eu percebi um erro. O aplique das conchinhas deixou a letra pesada, e o ‘L’ e o ‘V’ não paravam em pé. Bom, já era tarde, mas uma solução pra isso é colocar um enchimento antes de fechar a letra. E no caso dessas, o jeito era usá-las apoiadas ou fixadas na parede.

Confira um pouquinho da decoração do casamento. Além das letras feitas com a reutilização de caixas de papelão, teve garrafinhas de vidro como vasinhos e copos como porta velas. Conchas coladas com cola quente formaram um suporte para levar as alianças até o altar e um galho trouxe mais charme para as fotos do casal na decoração….tudo simples, mas feito com amor, como a gente gosta!

detalhes_casamento

Imagens:Joia de Casa © 2015.

Comments

comments

12 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *