Faça você mesmo: rede de balanço em macramê

Uma rede para relaxar é um item que cai muito bem em uma sala ou varanda. Com poucas ferramentas e materiais acessíveis é possível fazer sua própria rede de balanço para sentar! Essa rede utiliza a técnica de macramê, que consiste em um trabalho artesanal de união de cordas através de nós. Essa técnica existe há séculos e pode ser utilizada em móveis e outros itens decorativos, como esse suporte para plantas que mostramos aqui. Junte os materiais e embarque nesse tutorial com a gente!

Materiais:

– 03 cabos de enxada de 38mm de diâmetro
– 02 cabos de madeira ou cano de cobre de 15mm de diâmetro
– 180 metros de corda de algodão ou poliester de 6mm
– 7 metros de corda 12mm
– 04 parafusos de 25mm de comprimento
– 01 broca de 15mm de diâmetro
– Lixa 150 para madeira
– Régua
– Tesoura

Vamos explicar como fazer em três grandes etapas: para a estrutura, para o macramê e para pendurar.

Estrutura

1. Corte os cabos de enxada para 76cm de comprimento. Corte os cabos de madeira para 92cm de comprimento. Meça e marque 5cm e 9cm das extremidades de cada ponta de dois cabos de enxada. O terceiro cabo, marque apenas 9cm das extremidades.

2. Verifique se as marcações estão alinhadas e fure com a broca de 15mm.

3. Dê acabamento nos furos com uma lixa para madeira.

4. Encaixe os cabos de madeira de 15mm dentro dos furos à 5cm da borda dos cabos da enxada, formando um quadro. Deixe aproximadamente 25mm de cabo de madeira para fora dos furos.

5. Use os parafusos para fixar as peças.

6. Pendure a moldura em algum local para facilitar a montagem do macramê.

Macramê

7. Corte 16 pedaços da corda de 6mm com 66cm de comprimento. Dobre o pedaço de corda ao meio e enrole no cabo. Pegue as duas pontas e passe por dentro da corda e puxe até que fique firme no cabo. Repita a operação com todos os pedaços de cordas.

8. Para fazer o assento é preciso fazer o nó de quatro pontas que eu já mostrei nesse post aqui. Separe quadro pontas, passe a corda da esquerda por cima das cordas do centro e por baixo da corda da direita.

9. Agora passe a corda da direita por baixo das cordas do centro e por cima da corda da esquerda. Para completar o nó, faça a mesma coisa, mas no sentido inverso. Pegue a corda da direita e passe por cima das cordas do centro, depois por baixo da corda da esquerda. Então pegue a corda da esquerda e passe por baixo das cordas do centro e por cima da corda da direita. Puxe até firmar o nó. Faça isso com as outras cordas, sempre separando de quatro em quatro pontas.

10. A próxima fileira utiliza o mesmo nó, mas começa com a terceira corda. Você usar duas pontas de cada sessão. Continue unindo as cordas com os nós até completar a fileira.

11. Agora repita o mesmo processo do primeiro nó feito, o nó de quatro pontas. Separe as quatro pontas e faça os nós, completando a fileira. Separe a terceira corda para iniciar a fileira de baixo.

12. Continue o mesmo processo até que o macramê meça 1,15m. A peça vai ficar mais comprida do que o quadro feito com os cabos de madeira.

13. Amarre as pontas das cordas na parte de baixo do quadro. Separe as quatro pontas de cada sessão e dê um nó em volta do cabo de madeira.

14. Faça um segundo nó, separando duas pontas e puxando até que fique firme.
Se desejar, corte as pontas que sobram para fora.

Pendurar:

15. Corte 3 metros da corda de 12mm. Dobre no meio e faça um nó a uns 10cm da ponta.

16. Passe as pontas da corda dentro dos furos do terceiro pedaço do cabo da enxada. Deixe um espaço de 50cm entre o nó de cima e o cabo.

17. Agora é só unir esse terceiro cabo à estrutura com macramê. Passe a corda dentro do buraco do cabo de madeira, a parte de cima da estrutura, e dê um nó. Uma ponta de cada lado da cadeira.

18. Corte mais dois pedaços de 1,65m da corda de 12mm. Passe uma ponta dentro do buraco da parte da estrutura de baixo da cadeira e dê um nó. Uma ponta de cada lado da cadeira.

19. Amarre a outra ponta da corda, no cabo de cima (o terceiro cabo). Deixe um espaço de 1,5m entre a parte debaixo da estrutura da cadeira e o cabo de cima.

20. Pendure a rede para alinhar a estrutura e apertar os nós.

Antes de apertar firmemente todos os nós, faça todos os ajustes necessários. Certifique-se de que todas as cordas estão alinhadas. Tenha cuidado ao sentar na rede pela primeira vez. As cordas irão se expandir com o seu peso.
Agora você pode pendurar em um gancho resistente e aproveitar sua nova rede de balanço!



Imagens e tutorial: Hunker.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *