Faça Você Mesmo: Suporte para coar café

Segunda-feira é um dia difícil, não tem jeito, mas temos que encará-la de frente e, como aliado, temos o bom e velho cafezinho. Tem quem não gosta, mas acredito que agrada a maioria, e mesmo quem não é muito chegado num café, tem um primo, amigo ou vizinho louco por essa bebida. Por isso, vamos mostrar como é fácil fazer um suporte pra coar café (porque o melhor é aquele coado na hora, quentinho e saboroso, não é?).

O suporte que vamos mostrar como fazer, é feito com tubos de cobre. Já falamos aqui um pouco sobre esse material, não é difícil de encontrar, mas o custo dele é maior que de tubos de outros materiais. Porém, se você conseguir reutilizar o que sobrou de uma obra ou reforma, melhor ainda.

MATERIAIS:

– 1 Tubo de cobre com aproximadamente 68 cm de comprimento (os tubos rígidos de cobre são divididos em três categorias: ‘A’, ‘E’ e ‘I’, de acordo com a finalidade da instalação e a espessura de parede do tubo, neste projeto pode ser utilizado o tipo ‘A’ mais fino, para facilitar na hora de cortar).
– Acessórios para o tubo de cobre (serão 2 ‘T’, 3 cotovelos e 2 tampas – verifique se os acessórios são do tamanho certo para o tubo de cobre que você selecionou)
– 1 funil de vidro
– Lã de aço
– Cola epóxi
– Filtro de café (neste passo a passo, foi indicado o filtro Chemex, conhecido por ser mais grosso e eficiente, por isso deverá ser testada a eficiência do filtro simples neste caso)
– Lixa (para os tubos de cobre)
– Pano
– Cortador de tubo rígido

copper-coffee-materials

PASSO A PASSO:

1. Corte o tubo de cobre em 6 partes com o cortador de tubo. Serão 1 peça de 25 cm**, 3 peças de 6 cm, 2 peças de 13 cm.
2. Limpe as peças com a lã de aço.
3. Verifique o ajuste dos acessórios nas peças cortadas. Raspe com a lixa as partes dos tubos que ficarão escondidas no interior dos encaixes, isso também garante melhor aderência da cola.
4. Siga as recomendações na embalagem da cola epóxi para manuseá-la e aplique nas extremidades dos tubos para colar os acessórios (a cola epóxi garante eficiência e torna desnecessário soldar as peças).

copper-coffe-1

5. Monte o suporte, as peças de 13 cm ficarão na base, assim como 2 partes de 6 cm. A de 25 cm liga a base ao topo e, por último, uma peça de 6 cm fecha o suporte. Deixe a cola secar bem, sempre seguindo as recomendações do fabricante.
6. Use o pano para remover o epóxi que pode ter vazado para fora durante a montagem.
7. Com a cola totalmente seca, faça uma limpeza final e um polimento com a lã de aço.
8. Finalize o suporte colocando as tampas na base e pronto, já pode passar seu café.

copper-coffe-steps-2

**Atenção: A medida do tubo que liga a base ao topo do suporte, pode alterar conforme o tamanho da jarra para o café que você irá utilizar, por isso recomendamos medir a altura da jarra antes. Fica a seu critério, apenas se atente para que o suporte fique estável.

Insira o funil de vidro na parte superior, coloque o filtro (Chemex são filtros grandes, se necessário corte ou dobre um pouco para ficar no tamanho certo do funil), depois café e água quente.

suporte_final

E aí, quem se animou? Eu adoro café passado, então adoraria ter um suporte desses para coar café em casa. Ideia bacana para presentear aquele seu amigo louco por café!

Imagens: brit.co.

Comments

comments

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *