Joias com cápsulas de café

Elaine Tan teve seu interesse pela fabricação de jóias de resina despertado quando fez um curso de verão em joalheria na Central Saint Martins – Universidade das Artes de Londres. Hoje ela faz joias e objetos sustentáveis de forma artesanal, e acredita no uso de materiais não preciosos (de pouco ou nenhum valor), de modo a chamar a atenção para idéias, design e forma.

As coleções são projetadas e produzidas no ateliê da artista, em Cingapura. Cada peça é feita à mão a partir do zero, não há duas iguais, dando a cada peça um caráter único. Assim também acontece com a coleção Iridescent Creatures, encomendada pela Nespresso de Cingapura, onde o resumo era criar uma série de produtos funcionais que mostrassem as possibilidades de uma cápsula de café usada.

A coleção explora o lado escuro e místico do mundo subaquático. As escamas de peixe, construídas com as cápsulas da Nespresso, são tratadas para atingir a iridescência (imagem acima) e são complexamente revestidas – um motivo usado em toda a coleção, aludindo às profundidades organizadas, porém multifacetadas, da vida aquática.

Os materiais usados são: cápsulas recicladas Nespresso, bioresina, contas de vidro, folha de metal, tubos de latão, correntes. As biorresinas usadas contêm materiais renováveis ​​de origem biológica originados como coprodutos ou fluxos de resíduos de outros processos industriais, como a celulose e a produção de biocombustíveis. Isso diminui o impacto ambiental através de uma redução significativa nas emissões de CO2 e de gases de efeito estufa do processamento, eliminando subprodutos prejudiciais e reduzindo o consumo de energia e água.

Imagens: amadogudek.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *