Mesinha com caixote e cabos de vassouras

Aqui no blog já compartilhamos, e também fizemos, projetos bacanudos com caixotes de madeira (digite ‘caixote’ no campo de busca aqui do lado para conferir tudinho). Hoje entra mais um para lista: uma mesinha feita com um caixote que minha tia trouxe com frutas da feira e -ainda bem- lembrou de mim antes de descartá-lo e cabos de vassoura, que cumpriram muito bem o papel de pés da mesinha.

Projeto simples e econômico, do jeito que a gente gosta, bóra conferir como foi feito? Para facilitar a explicação, dividi o projeto em 3 partes: caixote, pés e montagem.

Caixote:
Para essa mesinha, utilizei aquele modelo de caixote mais baixo. Eu já havia lixado e passado uma demão de látex branco, isso para que a madeira não absorvesse a tinta que seria usada posteriormente, conforme a Camila explicou aqui. Essa preparação é muito importante, além de facilitar o trabalho, contribui para o acabamento final.

Com o caixote preparado, retirei uma das ripas laterais martelando pelo lado de dentro. Como a peça não era nova, deu trabalho, mas coloca força que vai! Depois passei duas demãos de tinta esmalte a base d’água e deixei secar bem.
caixote_preparacaocaixote_pintura

Pés com cabos de vassoura:
Decidi que a mesinha teria 65 cm de altura, por isso precisei de 4 cabos de vassoura, assim serrei os cabos na medida que eu precisava (passo 1). Resgatei esses cabos do lixo, então cada um é de um tipo de madeira (uma melhor, outra pior).

Lixei cada um deles e fiz 2 furos usando a furadeira, um no eixo de 5 cm e outro em 14 cm (passos 2,3 e 4).

Com os furos feitos, passei uma demão de látex nos cabos, neste caso para a pintura final ficar igual nos 4 pés, já que a medeira dos cabos tem tonalidades diferentes. Em seguida, como já tinha em casa, duas demãos de tinta para artesanato amarela (latex PVA). Não esqueçam de pintar o topo dos cabos que ficará para cima e aparente (passo 5).
mesa caixote_pés_

Antes da montagem, mas com a tinta seca, passei duas demãos de verniz spray fosco no caixote e nos pés.mesa caixote_pre montagem

Montagem:
Para montar você precisará de apenas 8 parafusos para madeira (philips cabeça chata) numa medida que abranja o diâmetro do cabo e a lateral do caixote (aproximadamente 40 mm). Posicione o pé na lateral do caixote deixando o cabo reto, mesmo que ele desalinhe com o caixote. Ao fixar o segundo pé, é necessário que este alinhe paralelamente ao pé já fixado, o que também pode deixa-lo desalinhado do caixote (ver imagem abaixo). É assim mesmo, pois o caixote pode estar um pouco torto ou até mesmo os cabos podem estar levemente empenados (verifique isso antes de preparar os pés), o importante é você ir ajustando na hora de fixar para que eles fiquem paralelos, assim a mesa ficará firme com os 4 pés apoiados no chão.mesa caixote_montagem

Mesinha pronta! Você pode usá-la como mesa lateral, criado mudo ou até no cantinho do café, como sugerimos em duas das imagens abaixo:mesa caixote_cafe 1

mesa caixote_cafe 2

mesa caixote_final 1

mesa caixote_final 2

Imagens: Joia de Casa © 2016.

Comments

comments

7 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *