Oito bancos feitos a partir de materiais descartados

Em 2014, tutores da Escola de Design da Universidade Politécnica de Hong Kong formaram equipes com estudantes de design para projetar uma série de oito bancos com o upcycling como tema central. O projeto fez parte da 50+20 Agenda – Renewing Business Education in Asia, uma conferência sobre sustentabilidade. Os oito bancos foram desenvolvidos a partir de itens descartados e depois recuperados, como bambus de construção, garrafas de plástico, pneus danificados, velhas fitas VHS, etc. As criações, além de representarem a filosofia do ‘50 + 20‘, também serviram como um convite para reflexão sobre upcycling.

BANCO 01
Tutor: Dorophy Tang
Criadores: Kwok Sze Man, Terri Lee, Nicole Mok, Carmen Yeung

O banco 01 foi feito com garrafas PET de água, material que é muito presente em aterros e causa problemas ambientais na terra, no mar e no ar.
O conceito deste banco foi inspirado no uso de bambu em móveis chineses tradicionais, e também nos andaimes de bambus (Bamboo Scaffolding), que é um método de construção exclusivo praticado em Hong Kong. Os estudantes simularam a estrutura de andaimes envolvendo as garrafas de plástico da mesma maneira. Segundo os estudantes, a quantidade de garrafas funciona como uma bolsa de ar e torna o assento do banco confortável.

BANCO 02
Tutor: Dorophy Tang
Criadores: Kwok Sze Man, Terri Lee, Nicole Mok, Carmen Yeung

Os mesmos estudantes que criaram o Banco 01 aproveitaram que estavam explorando as possibilidades das garrafas plásticas para criar este segundo modelo. As garrafas, de diferentes volumes, foram encadeadas numa rede de plástico para obter a ergonomia de um banco. As garrafas foram coletadas num centro de descarte, limpas e reutilizadas.

BANCO 03
Tutor: KaCaMa Design Lab
Criadores: Kwok Sze Man, Terri Lee, Nicole Mok, Carmen Yeung

Aqui a ideia dos estudantes foi criar um banco focado na interação entre as pessoas ao utilizá-lo, por isso exploraram a capacidade de flexão e rotação dos pneus resgatados em lojas de automóveis, dando novo significado ao pneus descartados.

BANCO 04
Tutor: KaCaMa Design Lab
Criadores: Kwok Sze Man, Terri Lee, Nicole Mok, Carmen Yeung

Ao ver toneladas de resíduos de carpetes de exposições serem despejadas em aterros sanitários, a equipe desenvolveu uma maneira de reutilizar o material e de tirar vantagem da sua flexibilidade para criar formas diferentes que se adequassem a característica de um banco.

O banco de carpetes permite que as pessoas encontrem sua própria maneira de organizar os assentos, criando uma comunicação mais fácil. Os usuários podem sentar-se lado a lado, como em qualquer tipo comum de banco, ou afastar o assento da outra parte do banco para uma comunicação cara a cara.

BANCO 05
Tutor: Monica Tsang
Criadores: Elvis Leung, Jolly Yan, William Kwan, Derek Leung

Este e o próximo banco foram criados a partir do conceito de ‘memória coletiva’. No banco 05, os estudantes utilizaram um item simbólico nas escolas, o quadro negro, para despertar memórias boas nas pessoas. Eles criaram um banco a partir de quadros abandonados nas escolas.

BANCO 06
Tutor: Monica Tsang
Criadores: Elvis Leung, Jolly Yan, William Kwan, Derek Leung

Já no banco 06, o item reutilizado foi a fita VHS, significativa nos anos 70 e que hoje faz parte de boas memórias das pessoas. A fita VHS contribuiu como um bom material para tecelagem do assento do banco.

BANCO 07
Tutor: Studio MIRO
Criadores: Elia Lai, Chloe Leung, Suiki Tang, Momi Wong

Os estudantes encontraram os bambus descartados na rua, sobras dos andaimes citados no banco 01, e surgiu este banco com uma estrutura básica e um sistema de nó que os designers aprenderam com os construtores de andaimes.

BANCO 08
Tutor: Studio MIRO
Criadores: Elia Lai, Chloe Leung, Suiki Tang, Momi Wong

Yum cha desempenha um papel importante na cultura de Hong Kong, onde os membros da família se reúnem e conversam um com o outro. Nele é utilizado um vaporizador de bambu, essencial para o preparo do alimento servido. Porém, de quatro a seis meses, eles são substituídos por novos. A equipe coletou os velhos vaporizadores, que foram cuidadosamente limpos, e juntou muitos deles para criar o banco 08.

Imagens: polyu design.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *