Pneu para sentar

Milhões de pneus são fabricados diariamente em todo o mundo. Mas, como todo produto produzido pela indústria, a sua vida útil tem um fim e toneladas de pneus são descartados anualmente de forma inadequada ao meio ambiente.
O pneu é um produto reciclável, mas envolve um alto custo industrial.
Uma solução bastante praticada para diminuir o impacto ambiental é a reutilização de pneus em jardins, playgrounds e algumas vezes em móveis. Mas nem sempre existe uma preocupação estética no resultado final. Por isso vou mostrar aqui alguns exemplos de poltronas de artistas e designers que conseguiram unir o bom design ao reuso de pneus.

A “reTire Chair”, de um designer americano para a The Hobo Society, foi inspirada em outra cadeira que é um ícone do design: a “Wassily” de Marcel Breuer. A cadeira é feita de tubos de aço soldado e oito pneus de motocicletas!
1retirechair

1retirechair_a

Essa outra cadeira é de um designer francês, Gideon Zadoks. A leveza da madeira de tom claro contrasta com a robustez das tiras de pneu de carro, resultando em um equilíbrio perfeito.
2tirechair

A “Tired Lounge”, do designer Leo Kempf, é feita de pneu reciclado e compensado de madeira. A sua forma curva dá a impressão que a peça flutua, além de permitir que o usuário balance-se.
3tiredlounge

A “Rubber Stool” de Jamie Salm para Mio, também é feita de pneu reciclado. O assento de borracha, segurado por tubos de aço, se ajusta ao corpo de forma ergonômica.
4rubberstool

Eu não sentei em nenhuma dessas cadeiras pra dizer se são confortáveis, mas posso dizer que, por serem feitas de pneu, um material que demora pra se decompor, elas deverão durar centenas de anos!

Disponibilidade e preços nos sites: The Hobo Society | Gideon Zadoks | Leo Kempf | Mio

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *