Tudo o que você precisa saber antes de reutilizar um pallet

Aqui no blog a gente já fez alguns projetos com pallets e é sempre um sucesso, por isso nos achamos válido informar que a reutilização de um pallet pode não ser segura!

Existem milhares de ideias na internet de como reutilizar pallets na decoração de casa, mas pouca gente sabe as precauções que devem ser tomadas antes de resgatar um pallet da caçamba.

É importante tomar os seguintes cuidados:

 

1. Observe as condições gerais da peça.

pallet-wood-on-funky-junk-interiors.png

Manchas de óleo, marcas de cupim, mofo e aspecto antigo já são indicações para você não levar o pallet pra casa. Se ele estiver exposto na chuva durante algum tempo, existe uma grande chance de estar criando mofo. A madeira é porosa, mesmo limpando com desinfetante e lixando a parte de cima do pallet, é possível que o mofo esteja infiltrado nela.

 

2. Observe a marcação no pallet

ippc-eur-epal-600x494

Geralmente, os pallets são tratados para evitar a proliferação de insetos. Ela pode ser feita de duas maneiras: com química ou com tratamento térmico. O tratamento térmico é mais seguro, procure sempre um pallet com o carimbo “HT”, que significa “heat treatment” (tratamento térmico).

A marca “MB” indica que os pallets foram tratados com “methyl bromide” (brometo de metila) que é um pesticida poderoso. Se você encontrou um pallet com essa marcação, não reutilize, pois não é seguro.

 

3. Saiba a procedência.

pallet01c

Os pallets são feitos para transportar mercadorias desde produtos químicos nocivos até alimentos congelados. Se possível, é bom saber o que o pallet estava carregando antes de ser descartado, pois você não vai querer vestígios de pesticidas dentro de casa!

 

Mas não precisa se preocupar com a reutilização de pallets se você simplesmente prestar atenção às advertências e usá-los para projetos adequados!

Se mesmo tomando essas precauções, você não tem certeza se o pallet está seguro para ser usado dentro de casa, evite projetos como mesa de refeições, cama de criança e hortas que tenham contato direto com a madeira.

O objetivo desse post não é fazer com que você desista dos projetos de pallets e sim de informar sobre esses cuidados importantes. Nós adoramos pallets e sempre estaremos compartilhando boas ideias aqui no blog.

 

Fontes: 1001 Pallets | The Funky Junk Interiors.

Comments

comments

6 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *