Antes e Depois: cadeira bistrô

Eu tinha um par de cadeiras estilo bistrô aqui em casa, que quase foi parar na caçamba. Não porque eu achava que não tinha conserto, mas por falta de tempo para me dedicar a elas. Uma pessoa sem qualquer consciência ambiental simplesmente jogaria no lixo e compraria cadeiras novas. Mas quem acompanha a gente por aqui, sabe que não somos assim!



Finalmente consegui arranjar tempo para reformar essas cadeiras que estavam em péssimo estado. Uma pintura nova e as cadeiras ficariam novinhas de novo!



1. Comecei retirando a tinta preta (ou oque sobrou dela) das ripas do assento e encosto. Eu utilizei um produto removedor, que deve ser aplicado na superfície com um pincel e depois deixar agir por 15 minutos, até a tinta antiga começar a enrugar. Depois é só raspar com uma espátula.

2. Mesmo utilizando um produto para remover a tinta antiga, ainda não tinha como se livrar da lixa! Com uma lixa 100 retirei todo o vestígio de tinta que tinha ficado nas ripas. A estrutura da cadeira também estava precisando de uma repintura, por isso também foi lixada com lixa para metal.

3. Apliquei um verniz marítimo incolor em todas as ripas de madeira. Além de proteger da ação do tempo, o verniz realça os veios da madeira, deixando a peça muito mais bonita!

4. Depois do assento e encosto pronto, hora de uma pintura nova na estrutura. A parte mais trabalhosa da transformação dessa cadeira foi cobrir o assento para que eu conseguisse aplicar o spray preto sobre a estrutura metálica da cadeira sem sujar as ripas envernizadas! Duas demãos de spray foram suficientes para deixar a cadeira novinha!



Só faltava um toque especial nessa cadeira… O post sobre cadeiras dobráveis me deixou inspirada! Então resolvi fazer um desenho tribal que ficasse visível apenas quando a cadeira estivesse fechada.



Delimitei com uma fita crepe as áreas que queria pintar e apliquei uma tinta PVA preta. Esperei secar e removi as fitas. Simples, porém trouxe o toque que desejava.



Imagens: Joia de Casa © 2019.

Comments

comments

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *