Antes e depois de cadeira antiga

Desde que fizemos este post de móveis degradê e ombré, fiquei encantada por essa técnica! Iria tentar na primeira oportunidade! Até que ganhamos um pulverizador de pintura da Norton. Foi a deixa para colocar a mão na massa!

Essa cadeira parece ser antiga, mas não tá na família a muito tempo não. Achamos em um imóvel alugado. Geralmente não gosto de pintar sobre madeiras, gosto de ver os veios naturais, mas essa cadeira estava cheia de buracos, batidas e arranhões, que só seriam consertados com massa.

Pra começar essa transformação, primeiro eu lixei a cadeira toda com lixa 80, até sair o verniz. Como você pode ver na imagem abaixo, tinha tanto verniz que até escorria! Depois que limpei o pó de lixa, notei que ela tinha alguns veios bem bonitos no encosto, por isso decidi que naquela parte iria deixar natural.

Então eu dividi com uma fita crepe a área que iria aplicar a tinta e passei uma demão de goma laca para a tinta não ficar amarelada (essa dica eu peguei no canal da Vero Kraemer e está sendo muito útil!). Depois, passei uma demão de tinta PVA branca pra servir de fundo. Para fechar os buracos, apliquei massa para madeira esperei secar e lixei.

Antes de aplicar as cores finais, eu fiz alguns testes até achar uma composição que me agradasse. Eu mesma fiz as três cores, misturando potinhos de tinta PVA fosca com branco. Deixei a tinta bem líquida para conseguir pintar com o pulverizador. Dividi mentalmente as áreas de cada cor, verde para o encosto, azul para o assento e roxo para os pés. Comecei com o verde, pulverizando até o começo do assento da cadeira. Com a primeira cor já seca, comecei a pulverizar a área do azul até sobrepor um pouco do verde. Por último o roxo, pulverizei de baixo pra cima, até sobrepor um pouco do azul. Pintei duas demãos de cada tinta, esperando uns 30 minutos entre cada cor.

Pra finalizar, apliquei verniz acrílico brilhante sobre a parte colorida e seladora incolor sobre a madeira. Eu poderia aplicar o verniz acrílico sobre a cadeira toda, mas prefiro dar acabamento na madeira maciça com seladora. Eu aplico uma demão com uma estopa, espero secar durante uma hora, lixo com lixa 220 e passo outra demão, até a madeira ficar lisinha e brilhante!

O resultado é essa belezinha abaixo, que me deixou apaixonada!

  

Imagens: Joia de Casa © 2018.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *