Antes e depois de uma cômoda provençal

Não é a primeira vez que eu transformo uma cômoda de bebê (veja aqui), mas cada móvel transformado é um aprendizado com os erros e acertos! Recebi uma encomenda para transformar uma cômoda provençal, não faço isso profissionalmente, apenas gosto de ajudar conhecidos com minhas ideias. Inicialmente a gente achava que era um móvel de madeira maciça, que estava pintado de branco bem amarelado e com algumas partes descascando.



A ideia inicial era deixar a textura da madeira maciça aparecer, mas depois de um trabalho imenso de descascar a antiga tinta, descobri que o que achava que era madeira, era MDF! Para remover a tinta, usei o removedor de tinta Striptizi Gel da Montana. Apliquei uma camada e uma pequena área, deixei agir e depois removi a tinta com uma espátula. Repeti esse processo algumas vezes até ficar assim:



Depois de limpar bem com Thinner todo excesso de tinta e removedor, apliquei umas duas camadas de tinta PVA branca com a pistola, só pra agilizar o processo. Cobri o entalhe nas frentes de gaveta e a palhinha da porta, porque não queria essas partes brancas. Para as camadas finais de tinta branca, usei a tinta Laca Restauro, da True Colors. É uma tinta acrílica premium, de ótima cobertura, mas pra garantir, resolvi passar três camadas com um rolinho.



A parte mais trabalhosa foi a palhinha, com certeza! Ela estava pintada de branco e vi que era possível descascar usando um estilete. Foram dias descascando a tinta na parte da frente e na parte detrás da palhinha. A palha natural estava em um tom muito claro e achei que não ia combinar com o tampo de madeira que queria colocar em cima, então resolvi escurecer com um verniz. Foi aí que deu errado, a palha ficou toda manchada! Tive que comprar uma tinta spray em um tom camurça para pintar a palha novamente.



Para o tampo de cima, resolvi pesquisar algumas folhas de madeira com um desenho bonito e de fácil aplicação, já que não sou profissional do ramo. Escolhi a folha de goiabão escuro e para combinar comprei puxadores de madeira em um tom parecido.



A aplicação da folha de madeira no tampo de cima é um processo nada fácil. Precisa aplicar cola de contado no tampo e na folha, esperar uns 15 minutos e depois ir colando aos poucos, pressionado para não ficar nenhuma bolha. Colei a folha na parte de cima e nas bordas boleadas e deu certo! Surpreendi a mim mesma com o resultado!

Para o acabamento da folha, usei seladora. Passei uma camada com uma estopa e depois de secar lixei com uma lixa bem fina. Repeti esse processo algumas vezes até a folha ficar lisinha e brilhante. O resultado foi esse, uma cômoda provençal com mais valor agregado devido a palha “natural” e o “tampo de madeira”!



Imagens: Joia de Casa© 2020.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *