Antes e depois de uma fruteira de piso

Normalmente quando reformamos um móvel velho é para deixa-lo com cara de novo, mas não foi o caso dessa fruteira. Tinha esse móvel há bastante tempo e estava bem desgastada, com os cestos enferrujados e a madeira manchada. Queria dar mais cor ao móvel sem tirar a característica da madeira, por isso resolvi fazer técnica de pátina de demolição. Essa técnica deixa a peça com aspecto de antigo e degastado pelo tempo. Móveis com esse acabamento combinam bem em uma decoração rústica, com cara de fazenda.

O primeiro passo foi lixar bem toda a madeira com lixa 80, para tirar o verniz antigo. Aproveitei também para fechar os buracos com massa para madeira. Depois de tudo lixado, limpei o pó com um pano úmido.

Depois comecei a aplicar as cores. Escolhi uma cor diferente para cada ripa da madeira, para parecer que cada peça foi montada com uma madeira de demolição de origem diferente. Dei pinceladas bem grosseiras, sem me preocupar em cobrir tudo uniformemente, principalmente nos cantos e arestas. Depois de tudo pintado, o móvel ficou bem colorido, parecendo um armário infantil!

Com a tinta completamente seca, já pude começar a lixar. Com uma lixa 100, fui passando a lixadeira até sair boa parte da tinta colorida, deixando apenas um vestígio. Usei uma lixadeira nas partes maiores e nos cantinhos que a máquina não cabia, usei uma micro retífica, que facilitou muito o trabalho!

Mesmo depois de lixar, as cores ainda estavam muito vivas, por isso apliquei betume diluído em água raz com uma estopa, por cima das cores, para ficar mais escuro e com aspecto mais envelhecido. Para finalizar o acabamento e realçar os veios e tons naturais da madeira, passei duas demãos de seladora incolor. A primeira aplicando com um pincel e a segunda, depois de lixar com lixa 220, com uma estopa. Dica importante: sempre usar luvas quando for aplicar betume com estopa! Ninguém merece unhas sujeira preta embaixo das unhas!

Os cestos também estavam precisando de um cuidado especial. Lixei todos para remover a ferrugem e pintei com tinta spray preto fosco. Achei que preto combinava mais com a fruteira patinada do que branco.

O resultado foi esse novo acabamento com cara de velho na fruteira antiga.



***UPDATE***
Achei que o betume tinha deixado a fruteira muito escura e do jeito que sou inquieta, resolvi pintar de novo! Dessa vez lixando menos, pra não retirar muita tinta, e sem o betume. Agora consegui o resultado que buscava com essa peça!



   

Imagens: Joia de Casa © 2019.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *