Bernardita Marambio e seu Mobiliário Têxtil

Em 2010, a designer chilena Bernardita Marambio criou um material, chamado Demodé, feito com resíduos têxteis compostos tanto por matéria natural quanto de origem plástica. Os resíduos são aglomerados com um adesivo 100% biodegradável a base de amido, que confere resistência estrutural ao material.

Com este projeto, Bernardita pretende amortizar, em grande parte, a alta porcentagem de resíduos têxteis provenientes da indústria chilena, que se concentra boa parte em Santiago (apenas nesta cidade são produzidas cerca de 46 mil toneladas deste tipo de resídio por ano).

O Demodé é um material aglomerado que possui grande resistência e versatilidade, podendo ser utilizado em diferentes aplicações, como móveis, objetos, acessórios e em paredes. É também auto-extinguível, altamente resistente a impactos e pode ser facilmente usinado (serrado, furado, lixado, parafusado, colado e colado a outros materiais, etc). Os móveis mostrados abaixo foram fabricadas à mão, resultando em peças únicas feitas através do mesmo molde.

As cadeiras abaixo foram fabricadas a partir da reutilização de estruturas de cadeiras encontradas num Hospital de Santiago. Este modelo de cadeira foi desenhado originalmente pelo designer inglês Robin Day, feita de polipropileno, a cadeira Hille é fabricada e vendida em mais de 50 países.

Informações e imagens: archdaily | bernardita marambio.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *