Cômoda nova a partir de gavetas velhas

Desde que conheci o trabalho de Rupert Blanchard, que a gente mostrou aqui, fiquei encantada com a maneira original que ele reutilizava gavetas velhas para criar móveis incríveis! Planejada coletar gavetas em que encontrava nas caçambas para tentar fazer um móvel naquele estilo, mas quando passava por alguma, ou não podia parar ou não tinha como levar. Foi só quando ganhei peças de um armário velho, que tive a chance de repensar nesse projeto. Era um armário todo de aglomerado de baixa qualidade, que já estava se desmontando sozinho porque pegou umidade, só restaram as gavetas e as portas de correr, que também eram de aglomerado.

Com o material suficiente em mãos, finalmente pude fazer a minha cômoda estilo Rupert! Queria fazer aquele modelo em que as gavetas parecem que estão empilhadas, uma em cima da outra. As gavetas eram largas e todas do mesmo tamanho, por isso eu diminui algumas. Ficando quatro gavetas pequenas e duas grandes.

O mais trabalhoso foi montar a caixa do gaveteiro. Primeiro, foi preciso calcular o tamanho de cada caixa de gaveta, considerando as corrediças. Com essas medidas, pude recortar as antigas portas de correr do armário para formar laterais, tampos e bases do gaveteiro. Depois de recortadas, essas peças receberam um acabamento com uma fita de borda de cor escura, para criar um contraste no móvel.

A montagem teve que ser feita em blocos, como mostra as imagens abaixo. O tampo de cima e a base, foram as últimas peças a serem parafusadas. Pra finalizar, instalei pés palitos que deram o charme que faltava!

Às vezes a gente descarta um móvel quebrado e esquece que ele é feito de muitos materiais que podem ser reaproveitados. Quando lembro que essas gavetas em perfeito estado iriam para a caçamba, fico feliz de ter dado uma nova utilidade a elas!

Ainda falta acabamento nas frentes de gaveta, mas isso vou fazer mais pra frente quando for personalizar ainda mais essa cômoda. Quem sabe um dia ,um “antes e depois” desse móvel vai aparecer por aqui!

Imagens: Joia de Casa © 2019.

 

Comments

comments

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *