Daniel Svahn transforma material descartado em peças novas

Daniel Svahn é um designer de produtos e interiores, nascido na Suécia, que se destaca como um profissional criativo e versátil, seu principal trabalho é criar peças novas a partir de mobiliário descartado. Ele conta que desde criança foi estimulado pelos pais a ressignificar as coisas, mas que a inspiração de fato surgiu quando ele começou a trabalhar na IKEA (empresa sueca especializada em móveis domésticos a preços populares), foi lá que ele aprendeu mais sobre produção em escala industrial e os impactos dos estilos de vida contemporâneos.

O designer atribui sua inspiração às coisas cotidianas que vemos ao nosso redor – sejam ‘pequenas ou grandes, relevantes ou irrelevantes, legais ou feias’, ele sente que qualquer coisa pode ser transformada em algo novo se você for observador o suficiente e manter sua imaginação desperta. Fiel à sua palavra, ele lança A New Paradigm (uma evolução do projeto New Goodies but Oldies que ele apresentou na Feira de Móveis de Estocolmo em 2020), uma coleção de seis peças de móveis novos feitos de móveis descartados.

Ele conta mais sobre seus projetos: “Ambos tratam da reutilização de materiais, e também falam sobre a indústria de produção, o consumo de ‘desgaste e desgaste’ e um desrespeito comum e generalizado pelo material. Eles defendem a reutilização e supraciclagem de materiais como parte de qualquer nova produção. São projetos que me permitem experimentar, educar e mostrar o potencial que o material pode ter, se puder viver todo o seu ciclo de vida. Mesmo se um produto for velho, quebrado ou obsoleto, o material nele ainda tem muito mais a oferecer.

“É um absurdo quanto material já extraído e produzido está sendo desperdiçado após seu primeiro ciclo de vida, em vez de ser colocado em um novo uso – porque é mais barato e fácil de comprar ou fazer novo. Mas as coisas estão mudando. Na Suécia, esse trabalho está sendo liderado por um punhado de empresas e iniciativas, mas muitas vezes falta a elas o senso criativo e estético na solução de problemas e é aí que os designers entram. Todos nós precisamos trabalhar juntos – designers, arquitetos, a indústria, clientes, consumidores e pessoas em geral – se quisermos mudar para uma forma de pensar mais sustentável e circular na maioria de nossas relações na vida.” – Daniel Svahn

Imagens e informações: facebook Daniel Svahn | instagran Daniel Svahn | design-milk.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *