FMV: Puff com balde e tapetes de pano

Puff, apoio para os pés ou apoio lateral, o projeto de hoje pode ser usado de várias maneiras, bóra anotar os materiais?

MATERIAIS:

– 01 balde de 3,5 L
– tapetes de pano
– cola quente
– régua e giz (para marcar)
– tesoura para tecido
– círculo de madeira de aprox 1,5 cm de espessura (o diâmetro precisa ser 0,5 cm maior que a medida superior do balde)
– grampeados de tapeçaria
– agulha e linha
– 01 pedaço de espuma de aprox 2,5 cm de altura (no mesmo diâmetro do círculo de madeira)
– feltro branco
– espuma fina de aprox 0,5 cm de espessura
– tecido branco para acabamento

A quantidade de alguns materiais pode variar de acordo com o modelo e tamanho do balde utilizado.

COMO FAZER:

Primeiro, corte o feltro em tiras de 10 cm e enrole as tiras em torno do balde, usando cola quente para fixá-las. No caso deste projeto, o balde é afunilado, então o feltro também ajuda a deixá-lo uniforme, necessitando mais feltro na parte inferior. Depois, adicione uma ou duas camadas de espuma.

Vire o balde de cabeça para baixo e cole todas as bordas da espuma na parte inferior do balde. Não precisa ser perfeito, pois o tecido servirá para dar acabamento, conforme imagens abaixo.

Numa segunda etapa, meça a altura do balde com o feltro e espuma e acrescente pelo menos 10 cm para cortar o tapete. Lembrando que é normal o tapete de pano se desmanchar com o corte, para isso é legal usar a cola quente rente ao corte (ver segunda imagem abaixo), pois ajuda a evitar um desgaste maior.

Envolva o tapete no balde acolchoado e use agulha e linha para costurar as bordas (foi usada uma agulha maior e a linha quadruplicada). Puxe bem o tapete até sobrepor o tecido e para ficar bem apertado. Nesta etapa não é recomendado o uso de cola quente, pois não aguentaria bem.

Para acabamento inferior, cole as bordas do tapete com cola quente no fundo do balde. E para acabamento superior, dobre a sobra de tapete para dentro do balde, usando cola quente para colar na lateral. Neste projeto foi ainda foi usado um pedaço de tecido colado sobre o tapete, para melhor acabamento.

Vamos a etapa da tampa!
Com o círculo de madeira e espuma cortados na mesma medida, cole a espuma na madeira usando cola quente. Depois envolva a peça com algumas camadas de espuma fina e prenda usando o grampeador.

Coloque a tampa acolchoada sobre o tapete e desenhe um círculo aproximadamente 10 cm maior. Em seguida, use a cola para evitar o desgaste maior do tecido, como citamos anteriormente.

Corte o círculo 2 cm afastado da cola.

Feito isso, vem uma parte que pode ser um pouquinho complicada. Conforme imagens abaixo, evolva a tampa com o tapete, puxando para ficar apertado e grampeando apenas para segurar o tapete na tampa. Não precisa grampear muito agora, pois estes grampos serão retirados depois. Com a tampa revestida, grampeie em definitivo contornando todo círculo em uma fileira, apertando em alguns pontos, se necessário. Depois disso você pode retirar os primeiros grampos, desdobrar o tecido e cortar o excesso.

Dê acabamento com tecido e pronto, é só colocar a tampa sobre o balde.

Eu achei tão charmosinho este puff, muito por conta do acabamento com tapete de pano, que remete a casa de vó e aconchego, pelo menos pra mim. <3

Imagens: lilyardor.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *