Junk Not!: Transformando plástico em móveis

A designer de interiores Wilhelmina Garcia deu início a JunkNot Eco Creatives, nas Filipinas, com a intenção de tentar minimizar um grande problema: de acordo com um relatório de 2017, da organização sem fins lucrativos Ocean Conservancy, as Filipinas estão entre os maiores contribuintes de plásticos despejados nos oceanos do mundo. O relatório afirma que as Filipinas produzem 2,7 milhões de toneladas de lixo plástico todos os anos, com meio milhão de toneladas que acabam no Oceano Pacífico.

Wilhelmina diz que a Junk Not!, fundada em 2011, trabalha para ajudar a causar um bom impacto na sociedade, à sua maneira e em pequena escala, e para ajudar nas seguintes adversidades: gestão de resíduos e seu impacto ambiental e a falta de meios de subsistência das comunidades. A empresa inicialmente se concentrou na produção de sacolas e outros acessórios a partir de resíduos plásticos, mas em 2013 transformou os resíduos plásticos – usados ​​principalmente em embalagens de mercadorias – em “cordas” que passaram a ser usadas como material no design de cadeiras e outros móveis, criações da própria Wilhelmina Garcia.

Por meio da Junk Not! encontramos maneiras criativas de transformar resíduos de plástico comuns em peças de mobília funcionais, ao mesmo tempo em que fornecemos sustento a uma comunidade e protegemos o meio ambiente.

Em 2014, a Junk Not! fez parceria com o governo para conduzir um programa de treinamento de meios de subsistência para residentes da vila de Alas-as na ilha vulcânica de Taal, ao sul da capital Manila. A designer ensinou os residentes da comunidade a fazer corda com embalagens de plástico descartadas, e eles ganham uma porcentagem dos lucros para cada peça de mobília vendida. “Quero pagá-los bem, eu sei como é difícil fazer corda. No final das contas, não se trata apenas do custo de produção, mas também de ajudar os moradores e o meio ambiente.”

Wilhelmina disse que sua iniciativa está longe de resolver o problema mundial do lixo plástico, mas a Junk Not! oferece uma alternativa para resolver o problema. Ela disse que só há uma solução viável para reduzir o desperdício de plástico: usar menos plástico.

Confira mais sobre a Junk Not!, além de outros produtos, nos links abaixo.

Imagens e informações: Junk Not! | facebook Junk Not! | The Straits Times.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *