Pia de cozinha com tacos de madeira

Há alguns anos atrás eu ganhei de um amigo, umas caixas de tacos de madeira que sobraram na instalação do apartamento dele. Esses tacos renderam alguns projetos aqui no blog, como o cabideiro retrátil, carrinho gourmet e suporte para plantas. Mesmo depois de fazer essas peças, ainda tinha sobrado bastante taco na caixa. Foi quando eu tive a ideia mais ambiciosa e trabalhosa que eu poderia ter: fazer uma pia de cozinha. Afinal, era madeira maciça e as peças estavam cruas, sem nenhum acabamento, pois nunca foram instalados.

Primeiro eu pesquisei bastante sobre qual cola utilizar e quais ferramentas iria precisar e cheguei nesses três itens essenciais abaixo:

Cola Titebond Ultimate III;

Grampo sargento aperto rápido 600mm;

Verniz PU Vegetal.

1. Primeiro eu posicionei os tacos, sem me preocupar com o alinhamento, pois cada peça tinha um tamanho diferente.

2. Passei cola nas duas faces em contato e prendi com grampos. Deixei secar de um dia para o outro. Como só tinha dois grampos, fui fazendo em partes, até chegar ao comprimento que precisava.

3. Usei um serra circular para cortar e acertar as pontas do tampo.

4. Para fazer o buraco da cuba, primeiro fiz um furo com uma serra copo para encaixar a lamina e depois usei a serra tico-tico para fazer o restante do recorte.

5. A parte mais trabalhosa foi aplainar tudo. Eu até tentei com uma plaina elétrica, mas me faltou habilidade.

6. Tive que ter uma ajuda profissional, então levei em uma marcenaria para passar em uma plaina de desengrosso.

7. Para fechar as frestas e buracos que ficaram entre os tacos, usei uma mistura de pó da serragem própria madeira com um pouco de cola branca. Fiz uma misturinha e cobri todos os defeitos.

8. Depois de lixar, lixar, lixar e lixar muito, finalizei com um verniz impermeabilizante PU.

Então foi só instalar no local! Um tampo de madeira cumaru, feito artesanalmente com bastante suor e ousadia, que a meu ver, não deve nada para um tampo industrializado de madeira teca…

Imagens: Joia de Casa © 2021.

Comments

comments

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *