The Retyrement Plan – móveis artesanais

The Retyrement Plan é uma linha de móveis para exterior criados a partir de pneus descartados, tecidos e plásticos reaproveitados. A empresa, criada por Anu Tandon Vieira, é situada em Mumbai, na Índia.

O plástico usado na tecelagem vem do descarte de embalagens plásticas e tecidos de uma indústria de vestuário. A estrutura das peças é feita de pneus velhos de carros, caminhões e ônibus em conjunto com bambu e madeira reaproveitada.

Para Anu a sustentabilidade e durabilidade de um produto são igualmente importantes. As poltronas e pufes são construídos para durarem por gerações.

Um dos objetivos da empresa é ajudar a fornecer uma fonte de subsistência aos trabalhadores indianos, através da produção dos móveis. Anu trabalha diretamente com os artesãos, dando treinamento, fornecendo material e colaborando para a finalização das peças, tudo em suas próprias oficinas ao invés de uma fábrica própria. Cada peça demora de 8 a 10 dias para ficar pronta.

retyrement plan3

A inspiração para a criação dessas peças orgânicas e coloridas vem de do arquiteto espanhol Gaudí, pelo uso de cores e pela capacidade de transformar simples objetos em declarações; dos brasileiros irmãos Campana, que também criam produtos a partir da reutilização de materiais; e Bokja Design Studio, uma empresa libanesa que integra tecidos tradicionais de todo mundo em suas criações. Essas são algumas das peças produzidas pela empresa:

retyrement plan1

“As tonelas de resíduos sem fim de hoje, sem outro lugar para ir, tem que voltar para a nova necessidade da evolução da Terra. Reutilizar, Reduzir e Reciclar, tudo que flui em um ciclo tem um lugar em nossas vidas.”

Imagens: The Retyrement Plan.

Comments

comments

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *